Aprenda como escolher o armário ideal para a sua empresa ou indústria!

Quando alguém fala em vestiário, uma imagem de armários padrões vem à mente. Parece bastante simples escolher um armário para esse tipo de local. Basta que ele tenha três ou quatro portas por coluna, seja feito de algum material resistente e com espaço para guardar os pertences dos usuários. Mas não é tão simples assim.

Se o vestiário for para trabalhadores, o fator comodidade ganha importância, mas aspectos como orçamento e requisitos legais também. Resistência e segurança para guardar os pertences é outro fator relevante. Na verdade, só quem já precisou escolher armários sabe que a tarefa é um pouco mais complexa. Nesse texto, vamos falar sobre armários de aço e ou de plástico.

Material: armários de aço ou de plástico

A primeira pergunta a se responder é: qual material escolher para o móvel? As principais opções para vestiários são armários de aço ou de plástico. Existem algumas diferenças fundamentais entre esses dois materiais, porém, ambos são muito eficientes e indicados quando o assunto é otimizar o espaço para os funcionários e clientes.

Se você precisa dos armários para um ambiente sem grandes problemas com sujeira, como escritórios ou ambientes internos, tanto armários de aço quanto de plástico são bastante indicados, pois ambos possuem alta resistência, durabilidade e eficiência. Além disso, são práticos e bonitos para qualquer espaço. Porém, os armários de plásticos, feitos em ABS são mais indicados para locais com alta exposição à umidade, corrosão e outros elementos nocivos.  

Se a sua empresa precisa estar dentro das normas NR18, NR24, entre outras, ou precisa atender aos padrões e exigências de certificações como ISO 9001, as duas soluções podem ser indicadas. A Nilko possui armários em ambos os materiais e dentro das normas.

Além de pensar no material, você precisa ficar atento à garantia do fornecedor. Um período maior de garantia significa que o fabricante tem confiança na qualidade dos seus produtos e está pronto a ajudar o comprador no que for preciso caso surja algum problema.

Como os armários são móveis de alta frequência de uso, se o produto não for bem feito, estruturado e possuir uma garantia consistente, independentemente se ele é de plástico ou de aço, você pode ter que substituir ou fazer manutenção em seus armários com muito pouco tempo de uso, o que não é bom para a empresa.

Tamanho ideal

Armários que precisam atender às normas NR 18 ou NR 24 devem ter um tamanho específico, então, não adianta escolher um modelo que não se encaixe nas regras. O melhor armário é aquele que segue as dimensões determinadas pelas normas regulamentadoras.

Quem está prestes a comprar os armários também precisa se perguntar: esse armário tem tamanho adequado para atender a demanda dos usuários que devem usá-lo? Capacetes de moto, por exemplo, exigem um espaço maior. Em outros casos o tamanho mínimo pode suportar a demanda, como quando o que vai ser armazenado sejam objetos de volume menor como roupas, carteiras e bolsas.

Mesmo com todas estas variáveis, pergunte-se antes de realizar qualquer projeto ou compra, se a empresa atua em um ramo em que é obrigatório seguir as normas NR 18, NR24 e outras, ou precisa apenas de pequenos compartimentos para guardar pertences pessoais? O segmento da empresa é imprescindível para definir a estrutura ideal. Isso ajudará seu fornecedor a entregar a opção mais adequada quando você solicitar o que precisa.

Outro caminho é procurar fornecedores que possam dar esse suporte na hora da compra, com consultores dedicados a atender no local, entender seu espaço, propor um produto ou projeto.

Tipos de módulos ou divisórias

“Será que eu devo escolher armários para minha empresa com mais módulos ou divisórias?”

Talvez essa questão tenha passado pela sua cabeça enquanto olhava as opções disponíveis. Mais divisórias podem representar mais organização. Por outro lado, elas diminuem o espaço para guardar objetos volumosos.

Uma biblioteca escolar, por exemplo, precisa de muitos nichos individuais maiores para guardar mochilas. O ideal é adquirir armários de aço ou de plástico com espaços individuais amplos, possibilitando que os alunos guardem suas mochilas, livros e até notebooks. Nesses casos, buscar armários modulares como os da Nilko pode ser vantajoso, sobretudo quando é preciso ampliar ou modificar os espaços com o passar do tempo.

Uma empresa de construção, por sua vez, talvez necessite de um armário com mais prateleiras internas para que os trabalhadores consigam organizar seus EPIs.

De qualquer maneira, será preciso levar pelo menos cinco fatores em consideração na hora de adquirir os armários de aço ou de plástico:

  • Qualidade e durabilidade;
  • Garantia;
  • Material;
  • Tamanho;
  • Obediência às normas.

Encontrar um fornecedor capaz de atender a todos esses requisitos talvez seja um desafio. Porém, conseguir isso significa que você tem a melhor opção para garantir a qualidade que sua empresa merece.

Pesquise e considere cada uma das suas opções de armários de aço ou de plástico com cuidado. A Nilko, por exemplo, possui armários em aço que atendem a todas essas necessidades e que estão de acordo com as regulamentações.

 

Quer mais conteúdo que te ajude a escolher as melhores opções de móveis e materiais para sua empresa? Assine a Cadastre-se e não perca as novidades.