Nilko News

Você sabe o que é OHSAS 18001? Saiba como a Nilko pode ajudar

10 de novembro de 2019 -

Publicado por Nilko Armários

Toda empresa que presta atenção à saúde e segurança dos seus funcionários no trabalho e que preza pela qualidade do seu produto ou serviço precisa obter normas e certificações. Esses documentos garantem que a empresa esteja em conformidade com a legislação, além de trazer prestígio e reconhecimento para a organização.

Uma certificação é como um atestado de que a empresa é confiável e está preocupada com a saúde e segurança dos funcionários. Elas também definem formas de gerir a segurança, em conformidade com a legislação. Sabe o que isso significa? Menos acidentes e significativa redução dos riscos de punições e multas pela fiscalização.

Existem muitas normas e certificações, mas, hoje, vamos falar da OHSAS 18001. Por acaso você a conhece e sabe como aplicá-la no seu negócio? Siga a leitura para entender.

O que é OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 é uma das mais importantes normas e certificações. Ela é um conjunto de normas internacionais que identificam e gerenciam riscos dentro da organização. Portanto, um de seus impactos é na saúde e na segurança do colaborador.

Ela pode ser adaptada para qualquer tipo de empresa. Assim, qualquer um pode aplicá-la e atender aos requisitos de segurança no seu setor.

A aplicação da OHSAS 18001 tem como principal objetivo atuar nas:

  • Avaliações de saúde e segurança das atividades;
  • Identificação e gestão de riscos;
  • Melhora no desempenho.

As normas tratam de processos de segurança e também para ambientes internos da empresa. Um exemplo são os vestiários, que precisam de armários adequados para melhorar o conforto do colaborador e para que eles possam armazenar corretamente EPIs e objetos pessoais.

Benefícios da OHSAS 18001?

Empresas que aplicam a OHSAS 18001 obtêm diversos benefícios. Primeiramente, elas conseguem criar melhores condições de trabalho e diminuir significativamente a quantidade de acidentes com seus funcionários.

Ao envolver todos os colaboradores em atitudes para melhora de seu bem-estar, também é possível gerar mais engajamento, melhorar o desempenho e a produtividade. A quantidade de lesões e acidentes laborais também diminui e o número de processos trabalhistas e multas aplicadas sobre a empresa, idem.

Organizações que fazem uso das regras estabelecidas por normas e certificações, como a OHSAS 18001, também conseguem melhorar a reputação com o público. Empresas que demonstram preocupação genuína com seus colaboradores têm melhor relacionamento com o público em geral justamente porque mostram conformidade com a lei para seus clientes e fornecedores.

Importância de armários adequados à norma

Por serem parte de espaços importantes de convivência dos funcionários, os armários estão presente em boas partes das normas e certificações. A OHSAS 18001 não é exceção e determina dimensões, quantidade e tamanho de divisórias, entre outras características de armários para vestiários.

Para conseguir a certificação internacional, a empresa precisa aderir a todas suas regras e proporcionar um melhor ambiente de trabalho para o colaborador. Por isso, os armários devem estar adequados à certificação.

A Nilko tem experiência na fabricação de armários obedecendo normas e certificações de diversos tipos. Confira a linha de produtos que oferece maior qualidade e ainda ajuda sua organização a se adequar a essa importante norma.

Quer receber mais dicas como essa e manter sua empresa adequada às normas e certificações? Cadastre-se!