Nilko News

Dicas para manter a qualidade na produção da sua indústria ou empresa

10 de fevereiro de 2020 -

Publicado por Vera

A qualidade na produção é um fator que determina a sobrevivência de muitas empresas. Para atingir os padrões ideais, é necessário identificar os principais problemas do negócio e corrigi-los, além de desenvolver ações que beneficiam e motivam os colaboradores.

Quer melhorar os resultados por aí? A lista abaixo pode ajudá-lo a lidar com algumas dificuldades em termos de produtividade nas empresas e indústrias. Siga a leitura!

Ofereça o ambiente adequado

No século XX o médico e antropólogo Elton Mayo conduziu um estudo pioneiro em produtividade industrial. O estudo de Hawthorne analisou como fatores físicos e psicológicos interferem na qualidade da produção. De acordo com os resultados, fatores simples, como a iluminação da área de trabalho, impactam bastante na produtividade.

Por acaso você deseja que seus colaboradores sejam mais eficientes, motivados e produtivos? Se a resposta é sim, a empresa deve dispor da estrutura adequada para que todos possam desempenhar suas funções em plena comodidade. O bem estar dos funcionários é fundamental para a produtividade e a qualidade na produção.

Os vestiários, por exemplo, devem possuir armários adequados para os colaboradores guardarem seus pertences com segurança e, dependendo da atividade, armazenarem seus equipamentos de proteção individual (EPIs). Na estrutura de academias, é importante que sejam anti mofo para que os clientes possam deixar roupas e alimentos.

É importante lembrar que os armários ocupam bastante espaço nas empresas, por isso, não podem ser escolhidos sem base em nenhum critério. Além de ser adequar a necessidade da empresa, é preciso considerar os detalhes.

Nos ambientes com muita circulação de pessoas, por exemplo, os armários devem possuir acabamento não cortante. Nas academias e escolas, é importante que tenham ventilação.

Evite sobrecarregar os colaboradores

Em qualquer atividade, as pessoas podem acabar sobrecarregadas. A maioria delas tem um pico de produtividade, que pode durar algumas horas, e depois atinge o cansaço mental e ou físico.

O tempo para realizar as atividades antes de chegar ao cansaço varia de acordo com a função, mas ninguém é “de ferro” e, em algum momento, a produtividade vai cair.

Sobrecarregar os funcionários prejudica a qualidade na produção. Portanto, é preciso garantir que o número de tarefas do dia considere isso. Outra opção é atribuir funções mais urgentes a equipes maiores.

Mantenha a equipe motivada

Um profissional motivado consegue produzir mais e entregar qualidade. Para isso, é essencial desenvolver uma cultura organizacional capaz de mantê-lo motivado. Uma boa ideia é exibir resultados periodicamente e comemorá-los em equipe.

Os funcionários mais produtivos podem receber destaque, uma prática que pode inspirar os demais. Acréscimos salariais e outras formas de bonificação pela qualidade na produção também podem aumentar o envolvimento e a dedicação das equipes.

Tenha equipamentos em bom funcionamento

Sabia que o equipamento usado no trabalho pode estar atrapalhando a qualidade na produção? Em muitas situações os defeitos de fabricação e a perda de eficiência na empresa são causados pelo equipamento e não pelo colaborador.

Quem deseja aumentar a produtividade na empresa ou indústria deve garantir equipamentos de trabalho eficientes a todos. Para isso, invista em manutenção preventiva e nas tecnologias mais modernas. Às vezes, um funcionário passa mais tempo tentando resolver um problema técnico do que produzindo.

Seguindo essas dicas, sua equipe será muito mais produtiva. Em tempos de mais e mais competição no mercado, qualidade na produção, que sempre foi um aspecto importante para se diferenciar da concorrência, passou a ser uma obrigação para qualquer empresa que deseja se manter bem.

Quer mais dicas para sua empresa? Então faça nosso cadastro e esteja sempre atualizado com as novidades trazidas pela equipe Nilko.