Nilko News

Pontos positivos e negativos do uso de celular no trabalho e no colégio

13 de outubro de 2020 -

Publicado por Nilko Armários

Smartphones são uma realidade para todos nós e podem se tornar uma dependência para muitos, já difundidos entre adultos de todas as idades são itens indispensáveis também nas vidas das crianças.


Quais são os impactos positivos e negativos do uso de celular no trabalho?

Ambientes que exigem muita concentração como operadores de máquinas, prensas, guilhotinas e equipamentos com partes móveis são impactados e prejudicados de forma direta e negativa pelo uso de celulares. Um pequeno descuido e lotes inteiros de peças, construções e vidas são colocadas em jogo. Isso sem falar na queda de desempenho e rendimento das tarefas por falta de concentração.

Em funções de menos risco o celular pode ser usado como ferramenta de trabalho, trazendo os benefícios de uma comunicação mais rápida e direta e uma administração mais organizada com as várias ferramentas disponíveis através de aplicativos.

Em nossa experiência na venda de Armários guarda volumes para celulares, identificamos que as empresas que possuem um cuidado maior com processos, padrões, desempenhos e informações confidenciais, vêm buscando guarda volumes pequenos para seus funcionários, clientes e visitantes, evitando riscos de acidentes de trabalho e melhorando o desempenho, assim como diminuindo o risco de vazamento de informação.

As empresas podem permitir ou não o uso de celular dentro de suas dependências, um direito amparado por lei, que deve ser avaliado de acordo com cada função, periculosidade e exigências .


Quais são os impactos positivos e negativos do uso de celular na escola?

Estudos realizados pela London School of economics mostram que os alunos melhoraram o desempenho em 14% depois que os celulares foram proibidos dentro de salas de aula. A questão é: como ferramenta de ensino eles estavam sendo usados adequadamente?

Como uma tecnologia muito difundida e em constante uso por crianças e adolescentes, seria muito difícil conseguir controlar conteúdos, aplicativos e sistemas acessados pelos alunos dentro da sala de aula para que todos tivessem foco no aprendizado, uma tarefa homérica que os professores entendem muito bem. Então essa ferramenta que poderia ser tão benéfica traz alguns setbacks em seu uso e demonstra várias dificuldades na sua aplicação como ferramenta de ensino.

Algumas escolas de maior renome no Brasil  e no mundo que já identificaram esse problema, estão utilizando nossos guarda volumes de celulares como forma de melhorar o desempenho de seus alunos, retirando seus celulares. Alguns até optaram por compartimentos com carregadores, como incentivador para que os alunos deixem seus celulares nos guarda volumes.

Na vastidão do Brasil encontramos vários casos de empresas e escolas que optaram por usar nossos guarda volumes para controlar o acesso a celulares, quando visto que seu uso atrapalha a função preestabelecida. É claro que uma regra única não é cabível e cada empresa tem suas particularidades, devendo assim ser analisada para que atinja um melhor desempenho.