Nilko News

O segredo para otimizar os espaços de trabalho na sua empresa.

08 de outubro de 2018 -

Publicado por rd

Empresas e indústrias com muitos clientes e funcionários precisam estruturar o espaço físico com inteligência para as diferentes atividades profissionais. Algumas delas, no entanto, encontram dificuldades e não sabem, por exemplo, como escolher os melhores armários para empresas de diferentes setores, ou como deixar cada espaço otimizado para o trabalho e o atendimento.

Essa situação, apesar de muito comum, deve ser contornada, pois problemas na organização dos espaços de uma empresa podem afetar até mesmo a produtividade dos colaboradores, ou passar uma má impressão de atendimento aos clientes. Quer saber como otimizar a estrutura e os espaços da sua empresa? Siga a leitura!

Estruture o ambiente considerando tamanho e utilidade

Os móveis que compõem cada ambiente da empresa devem cumprir algum objetivo. O ideal é dispor a mobília, como os armários para empresas, respeitando as limitações e tentando ganhar espaço. Quem trabalha em estruturas menores deve evitar móveis muito grandes, eles dificultam a locomoção e o fluxo de pessoas.

Além de pensar nos itens que os colaboradores precisam, você deve considerar as atividades que serão exercidas em cada espaço. Não é prudente colocar armários de madeira em um vestiário, por exemplo, por causa da umidade. Os armários de plástico feitos em ABS pela Nilko, por exemplo,  são muito propícios, pois resistem a ambientes agressivos, que estão constantemente sujeitos a corrosão e oxidação.

Já os armários de aço Nilko, por exemplo, também são versáteis e podem ser usados em diversos ambientes, como escritórios, arquivos, áreas de convivência, vestiários, copas e cozinhas.

 

Exemplo de sala com combinação de cor.

Pense nas cores de cada ambiente

Espaços de distração e divertimento aceitam todos os tipos de cores. É possível usar tons mais vivos de verde, azul e até amarelo ou vermelho. Mas os especialistas em psicologia das cores avisam: não é interessante colocar qualquer cor – sem critério – nos ambientes de trabalho.

As cores têm o “poder” de influenciar o psicológico de um indivíduo e melhorar ou piorar suas capacidades de concentração. Em um espaço, como um escritório, os tons claros e pastéis são mais indicados. Em lugares para alimentação, mostram limpeza e asseio.

Defina as cores considerando a finalidade do ambiente. Nos armários Nilko, por exemplo, é possível escolher entre uma vasta paleta de cores a que funciona melhor para seu ambiente, tornando os armários para empresas itens importantes na harmonização do ambiente. E para compor ainda melhor, você pode personalizar com sua marca, e além de agradável, o espaço ficará personalizado.

Escolha móveis funcionais

Os móveis dão vida ao ambiente de uma empresa, mas eles ocupam espaço e podem atrapalhar quando não estão dispostos da melhor forma ou não possuem função específica. Alguns cômodos, por exemplo, podem enfrentar problemas com armários para empresas que ocupam espaço sem beneficiar, realmente, os funcionários e clientes.

A melhor maneira de contornar esse problema é adquirindo armários com características multifuncionais e, assim, aproveitar ao máximo a presença desses móveis. Eles podem ser feitos especialmente para o local onde serão colocados, aproveitando nichos e cantos das paredes para liberar mais espaço.

Aproveite os móveis para conseguir o melhor uso possível dos cômodos da empresa. Assim, você terá ambientes mais planejados. Além das preocupações estéticas, invista em itens funcionais, para melhorar o local.

Fique atento à iluminação dos ambientes

É importante, também, prestar atenção a fatores como a iluminação e a ventilação dos ambientes empresariais. Dependendo da atividade profissional, uma iluminação ruim pode trazer até problemas de produtividade.

Normalmente, uma iluminação mais amarelada e leve inspira um ambiente mais calmo e confortável, mas ao mesmo tempo não estimula a atividade e produtividade. Por outro lado, ambientes bem iluminados, tanto pela incidência de luz natural, quanto artificial costumam ser estimulantes para o trabalho.

Tenha cuidado apenas para não tornar o ambiente estressante e caótico caso não haja uma boa distribuição e lógica na hora de usar esses recursos. Otimizar os espaços no trabalho é um cuidado fundamental para atender bem e contribuir com a motivação e produtividade dos funcionários.

Quer mais dicas como essas para melhorar o ambiente da sua empresa? Cadastre-se para receber mais conteúdos como este.