Nilko News

O segredo das cores na decoração dos ambientes em sua empresa

19 de maio de 2019 -

Publicado por Nilko Armários

Está enganado quem pensa que as cores são usadas de maneira aleatória na decoração. Na verdade, elas são capazes até de alterar o estado emocional das pessoas presentes no ambiente e, por isso, a psicologia das cores na decoração dos ambientes em sua empresa deve ser compreendida.

Aqui na Nilko, reconhecemos a importância das cores e somos especialista-0s no assunto. Nossos produtos na linha de aço e plástico podem ser personalizados em variados tons de cores e, quando bem usados, podem gerar motivação, criatividade e produtividade na equipe de trabalho. Chegou a hora de entender como isso acontece. Siga a leitura e aprenda tudo sobre psicologia das cores para empresas.

O que é psicologia das cores para empresas?

A psicologia das cores para empresas é um conhecimento bastante utilizado para adaptar o subconsciente do indivíduo ao seu ambiente. Grandes redes e franquias usam bastante esse conceito. O McDonald’s, por exemplo, aposta em tons de vermelho e amarelo nas suas lojas para despertar a sensação de fome. Por acaso você pensou que as cores do seu logo são acidentais? De maneira alguma!

Na hora de escolher cores no ambiente de trabalho é interessante pensar na psicologia das cores e como elas afetam as pessoas. Portanto, é necessário decorar cada ambiente da empresa pensando no sentimento que se deve estimular ali.

O que cada tom de cor significa?

Como afirmamos anteriormente, o tom de cor aplicado em um ambiente provoca reações nas pessoas. Por isso, a psicologia das cores para empresas é importante e esses são os principais tons usados na decoração e paredes de ambientes de trabalho:

  • Tons neutros mais claros: os tons de creme, bege e branco transmitem calma e deixam o ambiente com aparência mais ampla. Quando usados em excesso eles dão uma sensação de distanciamento e frieza, como o que acontece no interior de hospitais;
  • Tons neutros mais escuros: dão um ar de seriedade ao ambiente e são sofisticados. Só tome cuidado para não exagerar, esses tons deixam a decoração pesada se estiverem em excesso;
  • Tons de verde: são cores que refrescam e tranquilizam, especialmente quando o verde claro está presente;
  • Tons de azul: estimulam a concentração, mas se usados em excesso também podem causar uma sensação de melancolia;
  • Amarelo: é a cor da energia, excelente para estimular criatividade e inovação;
  • Vermelho: uma cor estimulante que precisa ser usada com cuidado em ambientes de trabalho, pode incentivar conflitos.

Como aplicar cores no ambiente de trabalho?

Cada um desses tons está relacionado a uma área de atuação. A psicologia das cores para empresas costuma usar verde para empresas ligadas à área de saúde, bem-estar e instituições de ensino. O amarelo também combina bastante com essa última categoria, sendo popular em ambientes de diversos para alunos ou para estudo.

Os tons neutros funcionam bem para empresas mais tradicionais. Eles transmitem os valores empresariais, além de estimular o comportamento que essas organizações costumam procurar nos colaboradores.

Amarelo, laranja, vermelho e outras cores vivas geralmente são adequadas para negócios do ramo criativo. Empresas de marketing, design e desenvolvimento podem aproveitar esses tons para incentivar estados mentais mais criativos.

A Nilko pode ajudá-lo a escolher a decoração ideal usando cores de diversos tons nos seus materiais de metal e plástico. Cadastre-se no site da Nilko para receber mais conteúdo relevante sobre decoração.