Nilko News

(Português do Brasil) 3 dicas importantes de como reduzir custos na sua indústria.

08 de November de 2018 -

Publicado por rd

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nos períodos de crise econômica, é muito comum que os gestores de empresa busquem alternativas eficientes para continuar a operação e reduzir os custos. É uma preocupação bastante compreensível, afinal, um produto melhor e mais econômico também é mais competitivo no mercado. E então, gestor, quer saber como reduzir custos na indústria? Siga a leitura e conheça algumas dicas que podem ajudá-lo nessa missão com as despesas.

Controle o estoque para reduzir custos na sua indústria

O estoque pode ser o ponto forte e também o ponto frágil de uma indústria. Muitas possuem dificuldades para organizá-lo e não conseguem enxergar um problema econômico nisso. A má gestão de um estoque pode trazer custos desnecessários na produção e desperdício para a empresa.

Não é necessário manter uma pilha de peças paradas no armazém, sofrendo depreciação, por exemplo. O ideal é guardar apenas o essencial e previamente planejado para a produção.

Metodologias, como Just in Time (JIT), podem solucionar esse problema. No JIT, a empresa calcula a quantidade de insumos que precisa para suas tarefas e adquire somente isso. Quando o material está próximo do fim, basta fazer um novo pedido. A intenção é manter o estoque mínimo e reduzir custos na indústria.

Evite o desperdício

Impressões desnecessárias, copos de plástico jogados no lixo mesmo quando não foram usados, a pia pingando o dia inteiro…Todos esses custos parecem pequenos, mas somados atingem valores significativos. O desperdício é um problema muito comum e precisa ser enfrentado no dia a dia, principalmente por quem deseja reduzir custos na indústria.

O caminho inicial deve ser a criação de uma política clara para o uso de materiais da empresa, sempre orientando os funcionários a evitar o desperdício. Com isso, seu negócio se tornará mais consciente e a mudança refletirá no caixa.

Também é importante que a manutenção das instalações da instituição esteja em dia para prevenir gastos excessivos com água e energia, por exemplo.

Outro ponto fundamental é a conscientização dos colaboradores. Alguns desperdícios ocorrem por falta de atenção, como quando alguém esquece a torneira aberta ou não avisa sobre um vazamento na indústria.

Vestiário com espaço otimizado conforme as normas de segurança.

Otimize a estrutura da área de funcionários

Quem atua na administração de empresas sabe que tempo é dinheiro e o quanto é importante prestar atenção a produtividade das equipes. Para que os colaboradores possam render o máximo, disponibilize a estrutura ideal para o trabalho na indústria.

Investir em espaços de funcionários e nas melhores mobílias, como vestiários com armários individuais nas áreas de convivência, é uma estratégia que traz conforto e pode aumentar a eficiência dos profissionais. A estrutura adequada contribui com a organização dos colaboradores e facilita a troca de turnos, por exemplo.

Armários de aço ou plástico são muito úteis para setores e repartições onde é necessário o uso de uniforme e também aqueles sujeitos a normas, como a NR24, NR18 e outras, ou precisem manter o padrão para certificações como o ISO 9001.

Dependendo da rotina, ter acesso fácil e organizado aos uniformes, equipamentos e objetos pessoais pode economizar muito tempo nas trocas de turno, chegada e saída, e mesmo nas rotinas internas. Essas ações podem aumentar a eficiência dos profissionais e, consequentemente, reduzir custos na indústria.

Gostou das dicas e gostaria de continuar recebendo mais conteúdo relevante para sua empresa? Cadastre-se para receber mais conteúdos como este.