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Como saber se sua empresa está lucrando de verdade

10 de agosto de 2019 -

Publicado por Nilko Armários

Sua empresa está lucrando de verdade? Se você ficou na dúvida na hora de responder, saiba que Lucro em empresas é uma questão de sobrevivência. Não adianta ter uma empresa gigantesca se ela não traz nenhum retorno financeiro. Empresários que têm dificuldades para calcular a lucratividade da organização podem se deparar com verdadeiras encruzilhadas financeiras. Siga a leitura e descubra como calcular a lucratividade da sua empresa. Além disso, temos algumas ideias para melhorar a  margem de lucro da sua empresa.

Planejamento financeiro para calcular o lucro em empresas

O lucro é o resultado positivo das vendas, depois que você tira todos os custos relacionados ao serviço ou produto. Ele está diretamente relacionado à competitividade da empresa e sua sobrevivência no mercado. Por isso, é tão importante saber calcular o lucro em empresas.

O primeiro passo para entender melhor a situação financeira de um negócio é aplicando um bom planejamento. Nele, é necessário identificar os principais gastos e ganhos para, depois, fazer o cálculo de lucratividade.

A lucratividade é um valor percentual que representa a quantidade de lucro líquido em relação às vendas. Existe uma fórmula para fazer esse cálculo:

Lucratividade = (lucro líquido/receita total) x 100.

O resultado mostra a porcentagem de lucro que a empresa está mantendo sobre as vendas. Esse cálculo pode ser feito usando valores mensais, trimestrais, semestrais, anuais, entre outros.

Conhecendo esse valor, é possível analisar se sua empresa realmente tem lucro. Depois compare o lucro com os gastos e crie um planejamento financeiro que permita diminuir custos e aumentar ganhos sem ter impacto sobre a qualidade do produto oferecido.

Fidelização de clientes

As vendas só acontecem quando a empresa tem clientes. Quem sempre se perguntou como melhorar lucratividade pode encontrar a resposta neste tópico: fidelizar os compradores.

Quanto mais pessoas forem fiéis a uma marca, maior é o lucro para empresas. Clientes fidelizados geram mais vendas e trazem outros consumidores, como amigos e conhecidos, para comprar da sua marca.

Muitos negócios cometem um erro fatal: investem muito em captação de pessoas e esquecem que é preciso mantê-las satisfeitas para que continuem comprando. Analise se sua empresa está cometendo esse erro.

Saber se existem clientes fidelizados pode ajudar a compreender os resultados financeiros. Comece a analisar as taxas de fidelização e a investir em estratégias para melhorá-las. Essa é a melhor forma de se diferenciar da concorrência e aumentar o lucro em empresas.

Estrutura adequada

A estrutura física pode influenciar muito o lucro em empresas. Indústrias, por exemplo, precisam de ambientes adequados às normas de segurança, inibindo a aplicação de punições e multas que custam muito caro e afetam a lucratividade da empresa.

Além disso, o bem-estar e o conforto dos funcionários afeta diretamente sua produtividade. Portanto, é essencial garantir que os ambientes específicos para eles estejam em boas condições. Esse cuidado deve ser direcionado a vestiários, cantinas e espaços de descanso.

A Nilko ajuda empresários a garantir armários de aço e plástico com alto padrão de qualidade, uma estrutura que traz a segurança e o conforto que os colaboradores de qualquer empresa necessitam para atingir alto rendimento.

Os móveis e objetos da estrutura também influenciam na recepção a clientes em empresas de serviços, educação e até academias. Para melhorar a percepção do cliente e garantir o lucro em empresas, escolha os melhores itens e parceiros.

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