Nilko News

Como o layout adequado na linha de produção facilita os processos

10 de janeiro de 2020 -

Publicado por Nilko Armários

Sua empresa está precisando consertar os processos com um layout adequado na linha de produção? Talvez a necessidade nem seja a renovação dos equipamentos e processos, mas sim prestar atenção ao layout da fábrica. Esse é um fator essencial para aproveitar todo o espaço disponível e contribuir com a máxima eficiência dos colaboradores.

Está na hora de aprender como melhorar a produção na sua empresa observando a disposição da estrutura e do maquinário. Siga a leitura, vamos apontar alguns caminhos.

Quando consertar os processos de produção com um bom layout?

É muito importante que uma empresa disponha de organização interna. Você vai lembrar disso quando sentir a necessidade de montar um nova área, ou expandir determinado setor, por exemplo.

Acidentes de trabalho frequentes e dificuldade para se mover entre estações de trabalho sem esbarrar nos outros funcionários ou nos objetos também são indicativos de problemas na organização interna de uma empresa.

Caso você perceba esse tipo de problema no seu espaço produtivo, precisa consertar os processos de produção por meio de um novo layout na estrutura da empresa.

Quais as vantagens de melhorar o layout?

Um layout ruim traz todo tipo de problema para a empresa. Basicamente, a organização do espaço e das estações de trabalho devem facilitar a movimentação e o fluxo de pessoas, informações, produtos e matérias-primas. Porém, nem toda empresa consegue se organizar corretamente.

Como resultado, os colaboradores perdem mais tempo se movimentando, ou seja, perdem produtividade e geram mais custos para a empresa. Além disso, ficam mais expostos a acidentes de trabalho.

Organizando sua empresa com o layout adequado, é possível consertar os processos de produção e melhorar o fluxo de trabalho entre todas as áreas. Além disso, o layout possibilita um uso otimizado de espaço e pode evitar uma expansão desnecessária.

Empresas que se dedicam ao melhor layout em sua estrutura conseguem melhorar a produtividade e se tornam mais flexíveis e preparadas para mudanças. É uma situação benéfica para qualquer um.

Como saber o melhor tipo de layout?

Empresas usam layouts diferentes para se adequar melhor às suas necessidades. Não existe um padrão específico que pode resolver a situação para todas as empresas.

Para implementar um novo layout, é preciso conhecer muito bem as operações da empresa e seus problemas mais recorrentes. Comece levantando informações do espaço físico com exatidão. Lembre-se: é nesse espaço que você precisará dispor cada atividade da forma mais otimizada possível.

Depois, observe e acompanhe o fluxo de trabalho do local. Nessa etapa, é importante anotar ferramentas e máquinas utilizadas, como acontece a movimentação de pessoal e onde os colaboradores perdem mais tempo ou encontram mais dificuldades para trabalhar.

Talvez você perceba que o gargalo de produção está em uma movimentação excessiva de trabalhadores e que isso impede sua empresa de atingir todo o potencial.

Depois de reunir essas informações, elabore uma nova proposta de layout. Ele precisa ser econômico e eficiente e possível de implementar.

O último passo é treinar sua equipe para que todos aproveitem o novo layout para consertar os processos de produção e trazer mais eficiência nas atividades.

Gostou dessas dicas para otimizar o dia a dia na sua empresa mudando o layout da estrutura? Cadastre-se!