Nilko News

Como melhorar a infraestrutura de espaços fitness e academias

13 de julho de 2019 -

Publicado por Nilko Armários

Você comanda uma academia, um box de Crossfit, um espaço de treinamento funcional ou um Studio de Pilates? Se a resposta é sim para uma dessas opções, então você sabe como o mercado está concorrido e conhece a enorme dificuldade que é manter os alunos. Nesse cenário, melhorar a infraestrutura de espaços fitness se tornou uma necessidade estratégica.

Siga a leitura e aprenda algumas técnicas para obter uma infraestrutura adequada e conquistar mais clientes.

Passo a passo para melhorar a infraestrutura de espaços fitness

Quer conseguir criar a infraestrutura perfeita para seu negócio fitness? Então confira esse passo a passo simples com os principais pontos para investir em melhorias na estrutura nesse ramo.

1. Recepção

Para melhorar a infraestrutura de espaços fitness, comece pensando na recepção, que é onde ocorre o primeiro contato do aluno com a academia. Ele precisa se sentir confortável e o ambiente deve passar a sensação de um espaço dedicado à saúde e ao bem-estar. Por isso, invista em uma decoração que transmita a identidade e valores da sua marca.

Alguns lugares usam também catracas para controlar a entrada e saída de pessoas sem precisar ocupar o tempo de um atendente. Se esse for seu caso, posicione a catraca em um lugar estratégico. Ela não pode acabar com todo o espaço da recepção.

2. Área de treinamento

A área de treinamento varia de modelo e tamanho de acordo com a academia. Alguns lugares só possuem a área de musculação, com máquinas para fazer os exercícios. Outros possuem um box de Crossfit, área para lutas e artes marciais, área para treino funcional, entre outras modalidades.

A forma de organizar esse espaço depende muito da modalidade. O mais importante aqui é considerar um layout que permita que todas as aulas aconteçam ao mesmo tempo sem prejudicar a circulação de pessoas.

Quem trabalha só com musculação também deve considerar as máquinas mais populares nos horários de pico do negócio. Assim, é possível melhorar a infraestrutura de espaços fitness e impedir que o lugar pareça excessivamente lotado.

3. Vestiários

Sabia que um problema no vestiário pode fazer o cliente desistir de treinar no seu espaço fitness? Muita gente vai para a academia antes ou logo depois do trabalho e precisa de um espaço adequado para deixar os pertences.

O vestiário deve ser bem equipado para seu público, com armários que permitam melhor segurança. A Nilko oferece soluções personalizadas para academias e que ajudam a melhorar a infraestrutura de espaços fitness.

Lembre-se de investir em mobiliário que possui pintura antimofo para facilitar a limpeza. Roupas e acessórios de academia podem ficar úmidos, o que prejudica o interior de armários de madeira, por exemplo. As soluções de plástico e metal são bem mais adequadas.

4. Lanchonete ou lojinha

Essa área funciona como um adicional em academias e empresas do segmento fitness. Alguns empresários preferem deixá-la junto da recepção, o que costuma ser um problema e não contribui para melhorar a infraestrutura de espaços fitness.

Quando a lanchonete ou loja de acessórios está na recepção, acaba atrapalhando o fluxo de pessoas. O atendente também fica com o tempo limitado porque precisa cuidar de quem está lá para conhecer os planos e vender acessórios e alimentos. O ideal é criar uma área específica para isso dentro da academia, sem prejudicar o restante dos espaços.

Usando todas essas dicas, seu espaço fitness está pronto para receber um maior número de pessoas. Quer continuar recebendo conteúdo como esse e melhorar ainda mais seu negócio? Cadastre-se e mantenha-se atualizado com as novidades da Nilko.