Nilko News

Como aumentar a produtividade dos funcionários no seu negócio?

18 de outubro de 2018 -

Publicado por rd

Em um patamar mais avançado do desenvolvimento empresarial, as técnicas de gestão e marketing precisam de complemento para garantir mais crescimento. É preciso, por exemplo, melhorar a produção e a eficiência dos processos para atender a demanda do mercado e não ficar para trás.

Por isso, a busca por equipes cada vez mais produtivas deve ser incessante. Quer conhecer alguns segredos que podem aumentar a produtividade nas indústrias? É exatamente isso que abordaremos neste artigo.

Metas realistas

Nada melhor do que um objetivo para melhorar a motivação da equipe e, consequentemente, aumentar a produtividade nas indústrias. Quando bem estruturadas, as metas podem ser um fator de motivação, fazendo todo colaborador se superar para alcançar seus alvos. Porém, muito cuidado! Metas irreais ou exageradas têm o efeito oposto.

Ao perceber que é impossível atingir uma meta, alguns funcionários simplesmente desistem de tentar o melhor ou ficam decepcionados. Como resultado, a produtividade pode até cair. Outros podem se estressar com essa situação e desenvolver problemas psicológicos.

O ideal é determinar metas possíveis, ou seja, nada muito longe da realidade, mas que exija um pouco de esforço.

Espaço pessoal

Um funcionário que se sente em casa na empresa consegue produzir melhor, aumentar a produtividade nas indústrias e se dedicar mais ao trabalho. Providencie um espaço no qual eles possam descansar, se sentir bem e até guardar itens pessoais com segurança. Os armários Nilko são soluções muito práticas para proporcionar estes espaços, com diversas tecnologias e diferenciais que pode melhorar ainda mais esta relação empresa x funcionário.

Uma medida interessante é disponibilizar áreas de confraternização nos intervalos. Um espaço que pode ser equipado com vestiários e armários individuais para os funcionários deixarem seus pertences. Essa estrutura pode fazer a diferença em como os funcionários enxergam a própria empresa e a preocupação dela com o dia a dia de trabalho e o bem-estar de todos.

Dependendo do ramo da indústria, esse espaço é obrigatório e deve atender normas específicas, mas é sempre bom deixá-lo o mais confortável possível.

Capacitação profissional

Saber que a empresa se importa com o desenvolvimento e capacitação dos funcionários também deixa o profissional bastante motivado. Uma das melhores formas de mostrar isso é investir em treinamentos, cursos e workshops para eles.

Um funcionário capacitado pela empresa melhora seu engajamento, tem mais vontade de contribuir para o seu crescimento e aumenta a produtividade. Profissionais bem treinados conseguem produzir muito mais e com maior qualidade, porque têm conhecimento técnico para isso.

Também é possível usar a capacitação para prevenir acidentes e defeitos na indústria. Ela ajuda a diminuir o tempo parado por causa de problemas em máquinas que, quando são operadas com mais cuidado, têm um tempo maior de vida útil.

Remuneração justa

Seu funcionário é excelente, faz tudo que deveria e ainda supera expectativas? Então, pague de acordo com suas funções e conquistas. Cada colaborador deseja ser reconhecido no seu ambiente de trabalho e merece receber um salário correspondente ao desempenho.

Muitas empresas aplicam também sistemas de recompensas ou comissão para os funcionários que conseguem um melhor desempenho. Esse tipo de política incentiva a competitividade que, quando moderada, pode aumentar a produtividade nas indústrias.

Aplicando um sistema de recompensas financeiras ou bônus ao salário, a empresa consegue incentivar os funcionários a produzir mais. No entanto, é importante considerar a dica do início do artigo: não adianta estabelecer recompensas para metas que nem sequer podem ser alcançadas.

Gostou do conteúdo e deseja continuar aprendendo? Cadastre-se para receber mais artigos como esse em seu e-mail.