Nilko News

10 dicas para melhorar o ambiente na sua empresa ou indústria!

05 de novembro de 2018 -

Publicado por rd

Uma empresa de sucesso normalmente se preocupa e investe nos funcionários. Sem esse esforço, a produtividade cai, os afastamentos por vários motivos aumentam e a rotatividade dos colaboradores também cresce. Nenhuma organização quer enfrentar essas situações, por isso, devem fazer o impossível para deixar seus funcionários motivados. Leia as 10 dicas que podem melhorar o ambiente em empresas.

1. Gestão humana

O setor de gestão de pessoas não pode ser alheio ao restante da empresa e enxergar os colaboradores como números na folha do ponto. Na verdade, melhorar o ambiente para funcionários requer o envolvimento total da área de gestão. Esse setor deve mostrar que está pronto para lidar – e bem – com todas as necessidades das pessoas, ação fundamental para melhorar o ambiente em empresas.

2. Confraternizações

O ambiente em indústrias se torna muito mais agradável quando os gestores têm iniciativas criativas e descontraídas para motivar os funcionários a atingir metas difíceis. Um bom exemplo são as confraternizações, que servem para relaxar e também aproxima os colaboradores.

3. Organização e privacidade

Um local específico para o funcionário guardar seus pertences e se sentir seguro é fundamental para o ambiente em empresas. Um vestiário ou área comum com armários de aço ou plástico para guardar pertences pessoais pode ser útil nas empresas e nas indústrias. A Nilko acompanha constantemente como este investimento melhora o relacionamento dentro das empresas, pois essa estrutura contribui com a organização do ambiente de trabalho, proporciona tranquilidade para os funcionários e possui ótimo custo-benefício se considerarmos todas as vantagens, tecnologias e durabilidade.

4. Pesquisa interna

Quer saber o que está afetando a motivação da equipe e o ambiente para funcionários? Pergunte a eles! A pesquisa interna é o melhor jeito de identificar se existem problemas que devem ser corrigidos. Muitas vezes os funcionários não levam suas reclamações aos gestores por esquecimento ou falta de tempo. O gestor, portanto, tem que procurar meios para descobri-las.

 

Armário para café.

5. Café da manhã 

Nem sempre é preciso gastar muito para fazer um pequeno evento que melhora a motivação e o ambiente em empresas. Uma opção são os cafés da manhã, que podem acontecer um pouco antes do expediente. Eles deixam a equipe mais animada para o dia de trabalho, são econômicos e podem ocorrer com mais frequência do que as confraternizações.

6. Kit de boas-vindas

Sua empresa mostra aos novatos que está feliz por contar com novos talentos e ainda dar uma visão geral dos processos e regras? É exatamente para isso que existe o kit de boas-vindas. Nele, você pode fornecer itens, como camisetas, canecas da empresa, guia de regras e de horários.

7. Treinamentos

É muito motivador trabalhar em uma empresa que investe na capacitação de seus colaboradores. Os treinamentos contribuem para aumentar a dedicação do funcionário e, ao mesmo tempo, trazer ganhos em produtividade e novos conhecimentos.

 

 

 

8. Área de descanso e descontração

Além de precisar do seu próprio espaço, muitos colaboradores se sentem mais confortáveis quando podem acessar uma área para descanso. Pode ser uma sala com acesso a WI-FI e TV, onde cada um pode passar pequenos intervalos ou o horário do almoço. Mesas de ping pong e pebolim também podem distrair os funcionários no intervalo.

9. Dinâmicas em grupo

Um fator que altera bastante a motivação das pessoas é a relação com a equipe. Dinâmicas em grupo, como jogos e desafios podem melhorar a relação entre funcionários e a comunicação interna. É fundamental que a equipe esteja sintonizada para o dia a dia na empresa.

10. Conforto

Utilize móveis e espaços confortáveis para todos os ambientes em indústrias. Pode parecer bobagem, mas na verdade, um funcionário que está acomodado em uma cadeira confortável é muito mais produtivo e gera muito mais retorno.

Quer aprender mais sobre como melhorar o ambiente em empresas ou indústrias? Cadastre-se para receber mais conteúdos como este.